Sobre a Coleção Primeiros Passos

A Coleção Primeiros Passos existe desde a década de 1970, sendo mantida pela Editora Brasiliense. A coleção trata de uma série de livros que têm o propósito de oferecer ao leitor noções básicas sobre cada assunto abordado. Dispomos de alguns volumes em formato digital para você baixar e conferir a eficiência dessa importante iniciativa para o conhecimento geral. É só clicar na imagem. Se precisar, aqui há uma lista de publicações da coleção, extraída do catálogo da Editoria Brasiliense. Segundo consta, nela há pouco mais da metade dos livros. Assim que pudermos, vamos acrescentar os que faltam. As sinopses também são retiradas do catálogo.

O que é arte


Da harmonia grega ao kitsch de todos os tempos. Da Mona Lisa à Marilyn de Andy Warhol. Afinal, quem decide o que é e o que não é arte? Todos os que tentaram defini-la criaram concepções parciais, limitadas no seu tempo e espaço. Nesse contexto simples e direto, Jorge Coli desvenda o enigma. Clique na imagem para baixar. Boa leitura.









O que é capitalismo

De modo claro e didático, este livro discute o
que é capitalismo a partir das obras clássicas
de Karl Marx e Max Weber e de estudos mais
recentes. Além de analisar o desenvolvimento
e as crises do sistema no âmbito internacional,
mostra também como o capitalismo evoluiu
no Brasil desde a Colônia até os dias de hoje.





O que é comunicação
Uma final de campeonato no Maracanã. O primeiro dia de sessão no Congresso Nacional. Uma feira livre de bairro. A hora da novela numa família qualquer. Esses são alguns dos cenários imaginados pelo autor para descortinar o amplo e dinâmico mundo da comunicação. Um mundo de signos e símbolos, da denotação e da conotação, dos códigos analógicos e  digitais. É o mundo das novas tecnologias que aceleram e multiplicam as mensagens, transformando o planeta na “aldeia global”...




O que é comunismo

Neste livro, caracterizamos o comunismo como o movimento político que surge com a Revolução Russa e que se espalha por todo o mundo, possuindo como base teórica o corpo teórico do marxismo-leninismo. Uma rápida visão desta base teórica e o breve resumo da história deste movimento constituem, portanto, o objeto deste livro. Na parte final, mostramos também o desenvolvimento do movimento comunista no cenário político nacional.





O que é conto
Da incrível Sherazade e suas mil e uma noites
às fantásticas histórias de Edgar Allan Poe,
passando pelos mestres nacionais Machado
de Assis e Clarice Lispector, o conto é um dos
mais populares estilos literários. Quem é que
nunca se arriscou a escrever algum? E quem
ainda não se confundiu ao tentar definir esse
gênero? Mário de Andrade tentou – “Conto
será sempre aquilo que seu autor batizou de
conto” – e, assim, aumentou um pouco mais
a popularidade dessas pequenas histórias.



O que é cultura
A história do homem é marcada pela coexistência de múltiplas culturas. Essa variedade é muito importante, pois, observando as práticas e tradições de outros povos, somos levados a refletir sobre a coletividade à qual pertencemos. Afinal, será que são gratuitas as diferentes formas de organizar a vida social, de conceber e expressar a realidade?






O que é democracia
A democracia tornou-se questão vital para todos os que se interessam pela construção de uma sociedade livre e justa. Num país que vive a experiência de manifestações políticas caracterizadas por exigências democráticas – governo da maioria e governo regido por leis –, a democracia é mais do que nunca uma pergunta – e uma resposta – que diz respeito ao nosso futuro de homens livres e responsáveis. Denis L. Rosenfield mostra, em seu livro, como a democracia, no mundo moderno, terminou por confundir-se com o próprio destino da humanidade.



O que é dialética
A trajetória da dialética – de sua origem, na
Grécia antiga, quando era a arte do diálogo e
da discussão, até hoje. Um modo de pensar
que, ao privilegiar as contradições da realidade,
permite que o sujeito se compreenda
como agente e colaborador do processo de
transformação constante por meio do qual
todas as coisas existem. Heráclito, Diderot,
Rousseau, Hegel, Marx, Lukács, Gramsci e
Walter Benjamin são alguns dos pensadores
que você vai encontrar neste livro.


O que é direito

Quais as relações entre direito e justiça, direito
e ideologia, direito e conflito social? Em
linguagem clara e precisa, o professor Roberto
Lyra discute as várias dimensões do direito,
apresentando-o não como conjunto
imutável de regras, mas como atividade em
permanente transformação.







O que é educação

Afinal, pra que é que se aprende? E por que se inventou a educação e, depois, a escola? Como é que isso aconteceu e o que é que se faz ali? Já que “ninguém escapa da educação”, seria bom ao menos compreendê-la. Nem sempre houve escola e nem sempre ela foi do jeito que a conhecemos. Em vários momentos da história, tipos diversos de sociedades criaram diferentes caminhos para percorrer a estranha aventura de lidar com o saber e os poderes que ele carrega consigo.








O que é educação física

Gregos e latinos antigos já se uniam no elogio ao corpo. Atualmente, redescobrem-se os valores dos exercícios físicos e se praticam jogging. As academias e escolas de dança estão repletas. O halterofilismo é moda. Mas se as alternativas são muitas, as dúvidas também. Seria tudo isso educação física? Esse cuidado com o corpo é realmente importante? Participação ou alienação? 













O que é ética

Não existe povo ou lugar que não tenha noções
de bem e mal, de certo e errado. Da
Grécia antiga aos nossos dias, a ética é um
conceito que sempre esteve presente em
todas as sociedades. Mas, apesar disso, as
dúvidas são muitas. Seria a ética apenas um
princípio supremo que atravessa toda a história
da humanidade? E numa sociedade capitalista,
qual a relação entre ética e lucro?







O que é etnocentrismo
Se comparássemos o Brasil com os Estados Unidos, e o parâmetro fosse o futebol, teríamos o Brasil como o mais “desenvolvido” e os Estados Unidos como o mais “atrasado”. Se, por outro lado, o referencial fosse o número de grupos de rock, a ordem seria outra. Cada sociedade possui sua própria cultura, sua própria visão do mundo. A comparação e o confronto entre essas diversas identidades é o objetivo de estudo do etnocentrismo, buscando-se compreender melhor o próprio ser humano e sua relação com o mundo que o cerca.




O que é filosofia

Qual a natureza, o objeto e o valor da investi-
gação filosófica? A filosofia é apenas uma criação
literária ou uma modalidade de conhecimento?
Qual a relação entre conhecimento
científico e conhecimento filosófico? A filosofia
enquanto conhecimento do conhecimento.
A filosofia segundo os próprios filósofos:
dos antigos gregos até Hegel e Marx.






O que é filosofia da mente

Por séculos os filósofos tentam responder o que é a mente e o que caracteriza os fenômenos mentais. O mesmo ocorre com quase todas as religiões, que se referem à mente como “espírito” ou “alma”. Na verdade, falar de “mente” ou “fenômenos mentais” ainda é causa tanta estranheza quanto falar de extraterrestres. A mente sempre foi um enigma, talvez pelo fato de os fenômenos mentais serem invisíveis e inacessíveis para nós. A ciência de que dispomos até hoje não parece ter auxiliado muito.






O que é filosofia medieval

Este livro é um convite para você deixar de
lado uma ideia preconcebida: a Idade Média
não é a idade das trevas, do obscurantismo
clerical, do dogmatismo religioso. Percorrendo
junto com o autor o pensamento de
filósofos medievais, você descobrirá que o
pensamento daquela época é um conjunto
de esforços e tentativas tão interessantes e
apaixonantes quantos os da antiguidade
grega ou os do mundo moderno.



O que é física

Traduzindo as observações sobre a natureza em fórmulas e equações matemáticas, descobriu-se que a Terra é redonda, que a distância mais curta entre dois pontos nem sempre é a reta e que o tempo poderia não ser constante, mas relativo. Aos poucos, o que era misterioso vira descoberta da física. De Aristóteles a Newton, de Copérnico a Einstein, a física evolui pela observação aos fenômenos naturais, que, desde a aurora dos tempos, obedecem às leis da física.









O que é folclore

Você já imaginou um búlgaro em Pirenópolis, dizendo: “Eu vim da Bulgária”? Vamos por partes. Você já imaginou Pirenópolis? É uma pequena cidade goiana do século 18, do “tempo do ouro”, como diz a gente do lugar. Uma cidadezinha que fica na beira de uns montes chamados Pireneus, nas margens do rio das Almas, um dos que mais ao norte formam o Tocantins. Como Vila Boa de Goiás, os riachos da região deram ouro no passado, mas hoje o lugar vive de arroz, milho, gado e festas.






O que é fotografia

Atenção: olha o passarinho… Click! – Quantas vezes você já ouviu isso? A fotografia é uma invenção que só existe há 150 anos, mas faz parte integrante de nossas vidas. Presente na imprensa, no mundo publicitário, nos bancos escolares, no cinema e na arte, nosso primeiro contato com ela se dá na infância, folheando o álbum de família. Ali estão as memórias, imagens preservadas de outras épocas e de outras pessoas. Uma grande invenção.






O que é ideologia
Ideologia: um mascaramento da realidade
social que permite a legitimação da exploração
e da dominação. Por intermédio dela, tomamos
o falso por verdadeiro, o injusto por
justo. Como ocorre essa ilusão, essa fabricação
de uma história imaginária? Qual a sua
origem? Quais os seus mecanismos, seus fins
e efeitos sociais econômicos e políticos? 










O que é imaginário


Imagens não são coisas concretas, mas são criadas como parte do ato de pensar. A imagem que temos de um objeto não é o próprio objeto, mas uma faceta do que sabemos sobre ele. Por exemplo, a imagem que fazemos de uma pessoa não é a que ela faz sobre siO imaginário em liberdade, que rompe os limites do real, consiste na explosão que propicia o início de uma nova época ou apenas o tempo efêmero e extraordinário de uma festa.